Quem sou eu
Tudo começou em 2018. Eu trabalhava como assessora de casamentos.
Naquela época, eu estava focada em melhorar minhas vendas e buscava a sinceridade e atenção aos detalhes como vantagem que pudesse me ajudar a ter sucesso.
Estava tentando entender como os diferentes temperamentos poderiam influenciar meu desempenho e deixar minhas noivas mais calmas, quando me deparei com o conteúdo de Ítalo Marsili.
Ainda não sabia, mas aquele seria o início de uma jornada transformadora.
Como uma profissão comum poderia fazer tanto sucesso? Assim, comecei minha jornada de estudos nas narrativas e comunicação de grandes influenciadores.
Encontrando o poder da internet
Eu também queria muito emagrecer 20 kg (hoje, ironicamente, faltam 32).
Durante minha busca, Marsili indicou a nutricionista Lara Nesteruk, e foi aí que minha curiosidade mudou de direção.
Como uma nutricionista conseguia tanta visibilidade no digital?
Aquilo me deixou obcecada. A Lara me mostrou que todo conhecimento é valioso, se as pessoas precisam daquilo, como preencher vazios na mente e na vida das pessoas sem precisar vestir máscaras para falar com o público.
Ela tinha um dom natural, e autenticidade e a criatividade dela fluíam soltos enquanto ela construía um verdadeiro império digital, não só de clientes quanto de fãs.
Assim como outros na comunicação tradicional já tinham feito.
Fiquei na encolha por um bom tempo
Eu queria muito começar, mas e a vergonha de aparecer para a família e amigos como 'a blogueirinha'?
Então, eu comecei com o que dava, gravava os vídeos, mas nunca os postava. O medo de me expor e falhar publicamente era grande demais. Eu pensava: " O que vão pensar quando minha criatividade acabar?"
Na verdade, era como se eu já me achasse um fracasso e tivesse medo de que isso realmente constatasse isso... (Isso foi assunto de terapia)
A comichão começou quando eu via outras pessoas que tinham começado mais ou menos junto comigo, mas tinham de fato postado os conteúdos alcançando sucesso com suas audiências e tendo suas agendas preenchidas, então eu dei o primeiro passo
Comecei a postar pequenos conteúdos apenas no status do WhatsApp, onde o controle era maior, eu desativava para qualquer pessoa que me deixasse insegura, e logo, as pessoas que eu conhecia começaram a engajar e me falar pessoalmente que gostaram do meu conteúdo, assim eu criei coragem e comecei a postar todos os dias os conteúdo para noivas.
Era sempre assim, 2 horas consumindo conteúdo bom, analisando, fazendo anotações para demorar mais 1 hora produzindo meu próprio conteúdo.
Os primeiros resultados
Após poucos meses de produção constante de conteúdo a coisa mudou.
Fiz parcerias fortes, mudei meu escritório para a Av. Angélica e comecei a atender eventos de alta qualidade.
O melhor, eu não precisei alcançar muito mais de 500 seguidores para fechar minha agenda do ano!
Era incrível poder me conectar com as noivas em outro nível, meu trabalho se tornava muito mais fácil, pois as noivas já confiavam em mim antes de me contratarem.
Elas confiavam em mim, sabiam de muita coisa sobre mim, já estavam acostumadas com a minha comunicação... Elas simplesmente faziam a nossa vida ficar muito mais fácil e não ficavam pedindo desconto pelos serviços.
Consideravam nosso preço como investimento na paz e segurança do evento delas e foi uma época muito feliz, de muitas parcerias e contratos mesmo subindo o preço do serviço!
No entanto, a pandemia chegou e mudou tudo.
Quando estávamos no nosso auge, nos adaptando a nova configuração da empresa, todos os eventos foram cancelados, e eu me vi obrigada a recomeçar do zero.
De um dia para o outro, o mercado de eventos simplesmente parou. O que sobrou? O digital.
Foi então que comecei fazer lives todos os dias.
Vendia serviços de planejamento de casamento para clientes que ainda não sabiam quando iriam casar e outros que tinham marcado a data para anos à frente.
Planejei casamentos no Brasil inteiro, e eles foram um sucesso mesmo eu nunca estando no local do evento.
E também tinha os casamentos com transmissão ao vivo aqui em São Paulo para quantas pessoas a pandemia permitia.
Era muito interessante fazer um casamento ao vivo, o clima era de um estúdio de TV, todos os detalhes tinham que estar perfeitos, é aquilo né, "quem sabe faz ao vivo."
A grana era menor, dos que os grandes eventos com grandes equipes que estávamos acostumados, meus sócios não estavam comigo porque um era do grupo de risco.
Mas, foi uma época muito resiliente e eu nunca estudei tanto na minha vida.
Passando pela crise
Durante a pandemia, além da grana ser mais curta, as coisas realmente ficaram muito mais caras, e eu sinceramente, não sabia quando os eventos iriam abrir, então eu precisava de mais dinheiro.
Eu pensava em abrir algum negócio digital direcionado para noivas e expandir os negócios atuais para serviços de mais alcance.
Daí foi quando entrei para a primeira turma de alunos da Copfy Academy, a tal turma dos fundadores. Amei todas as oportunidades apresentadas e aprendi a fazer os lançamentos que conhecemos.
Como eles estavam em expansão, lançaram um processo seletivo e eu participei e passei! Foi meu primeiro emprego relacionado a marketing.
Foi uma época intensa, eu estava muito para trás no quesito de produtos digitais, mas conseguia aliviar a demanda com comunicação com alunos, legenda de cursos e participei dos lançamentos dos produtos mais famosos deles!
Era uma loucura, mas aprendi demais no pouco tempo que fiquei lá.
O Lucas e a Ju me monitoravam de perto, e me treinaram muito, eu nem acreditava que estava sendo paga para tanto conhecimento.
Eles muitas vezes me pediam para refazer trabalhos muitas vezes até que ficasse como os clientes precisavam, e assim eu aprendi como funciona o processo criativo de verdade, como funcionam os testes, e muitas outras estruturas pois eles eram extremamente organizados com relação a isso.
Pude ajudar muitos alunos a melhorarem o resultados apenas aplicando o que os cursos ensinavam. Foi uma época muito divertida.
Porém, minha linguagem simplesmente não se encaixava na empresa, e eu ainda não tinha aprendido como me comunicar usando a linguagem de outras pessoas e empresas, e, por mais que eu tentasse conter meu estilo, não conseguia.
Foi um momento de frustração e autocrítica, onde percebi que ainda não estava pronta para trabalhar ali. E com o tempo, eles encerraram meu contrato, mas não sem antes de me dar um mapa para como seguir minha carreira dali em diante.
Pensei que ele estava louco em dizer que tinha talento para ser copywriter
Na reunião para encerramento de contrato, o Lucas me disse no que eu tinha potencial, quais projetos que eu provavelmente teria sucesso, (tínhamos construído um projeto dentro do curso, tipo um TCC, e eu passei).
E foi quando ele me disse que eu teria potencial trabalhando com copywriter e em produção de conteúdo. Eu achei que ele estava doido.
Nunca me imaginei fazendo isso, na minha cabeça eu era apenas um girino, e era, pois eu tive de aprender muita coisa antes de começar a prestar esse tipo de serviço.
Isso foi um ponto de virada para mim. Eu percebi que, embora ainda não estivesse pronta naquele momento, eu tinha o que era necessário para seguir adiante nessa jornada, agora com muito mais clareza e mais confiança, pois confiava no conhecimento do Lucas e da Ju.
No ramo de construção civil
Com o encerramento do contrato, comecei a aplicar o que sabia até então para criar uma empresa de elétrica com meu marido.
Isso me deu tempo para estudar tudo na escola O Novo Mercado.
Mergulhei em temas como temperamentos, arquétipos, vendas, copywriting, posicionamento e marketing básico.
Além disso, comecei a colocar minhas habilidades de vendas em prática, fechando negócios cada vez maiores.
O negócio do meu marido crescia, e assinamos contratos importantes.
Participamos de vendas complexas e, em pouco tempo, fechamos contratos com valores que eu nunca imaginei na minha vida.
Essa fase foi uma prova prática de que o que eu estava aprendendo funcionava na vida real.
O marketing digital que eu aprend não era curso para vender curso. Tinha espaço para o mundo físico incluindo o universo em que eu já trabalhava: a prestação de serviços.
Já dizia Josef Climber, nem tudo são flores nessa vida
A saúde física do meu marido começou a se tornar um problema sério, e os contratos que fechamos exigiam muito do físico dele.
Após tentativas frustradas de contratar outras pessoas e nos decepcionar com prestadores tentando tirar vantagem de absolutamente tudo, nos deixando na mão e tendo prejuízos incalculáveis, desaceleramos os negócios para demandas mais curtas para que ele pudesse garantir a qualidade do serviço sem perdermos tanto dinheiro.
Senti o desespero mais uma vez, pois tínhamos que lidar com os prejuízos e continuar girando, e foi nesse momento que decidi focar completamente em vendas.
Entrei para a formação do Vende-C do Caio Carneiro e do Flávio Augusto, a primeira turma, ao vivo, o que me deu as ferramentas para dar o próximo passo.
Consegui outros contratos no ramo de vendas complexas, produção de conteúdo, escrita, relações públicas, gerência comercial.
Na gerência comercial, elevei o faturamento de um dos meus clientes, de R$30mil para R$85 mil em apenas dois meses.
Na produção de conteúdo, com uma das minhas clientes, consegui construir uma estrutura digital, que fez ela passar de 2 atendimentos no mês para encher a agenda dela! E ela segue com agenda cheia há anos mesmo eu não prestando mais serviços para ela!!
Esse salto comprovou a eficácia das estratégias que eu vinha estudando, e me deu a confiança de que poderia ajudar qualquer negócio a atingir o mesmo nível de sucesso.
(certificado apenas de um dos módulos)
O que você ganha com isso tudo
Como você pode ver, minha experiência vem de vários ramos e muitos altos e baixos.
Eu tenho certeza que eu posso te ajudar a construir seu império digital, sua rede de fãs com clientes que valorizam seu serviço, e pagam sem dó o valor que você precisa e além de tudo isso ainda falam de você para outros.
Chega de estratégias furadas prontas que te vender por aí! Cada negócio tem as suas necessidades e sua forma única de se comunicar.
Vamos descobrir a sua fórmula ideal juntos!
Muito obrigada pelo interesse na minha história, agora eu quero saber da sua!